Início > Uncategorized > Firewall gratuito para o XP – especial para o Akira

Firewall gratuito para o XP – especial para o Akira

O Windows XP com SP1 é notadamente vulnerável. Com a instalação do SP2 (que será obrigatória a partir do dia 12/04), melhora um pouco, mas nem tanto. Existem scripts em sites maliciosos que são capazes de desativar o firewall do XP SP2!!! Precisamos então de um firewall para proteger o firewall do XP. Que ironia!

Um dos mais populares é o ZoneAlarm 5.5, versão free para uso pessoal. É completo, e se desejar comprar ele, ao colocar o número serial, automaticamente ele vira Pro, com mais funções, mas o básico já é suficiente.

Ele possui vantagens importantes em relação a outros aplicativos do gênero, como por exemplo, a configuração inicial, onde até quem não tem muitos conhecimentos pode fazê-lo. A interface é muito intuitiva, e podemos definir ajustes automáticos para níveis alto, médio ou baixo de proteção.

Outro firewall interessante é o Kerio Personal Firewall 4.2, mas ele é shareware, e depois de 30 dias você precisaria adquirir sua licença. Suas vantagens são a configuração manual das regras de filtragem, interface intuitiva e é o mais rigoroso no bloqueio de portas.

Muitas pessoas falam bem do Sygate Personal Firewall 5.6. Ele é muito rigoroso com tracking cookies, cavalos de tróia e spywares em geral. Mas não é perfeito. O Sygate é rápido e não atrapalha muito a navegação.

Firewall é a solução definitiva para evitar problemas? Não.

No computador, para se manter seguro, deve ter um firewall (ZoneAlarm, Kerio, Sygate), um antivírus (AVG 7 Free), um anti-spyware (Microsoft Anti-Spyware, Ad-Aware, SpyBOT), estar atualizado (SP2 no XP e SP4 no 2000, com últimas correções do Windows Update) e atenção do usuário. Sabe qual é o maior problema em segurança no mundo moderno? As pessoas. Portanto, nada de ficar clicando em qualquer link, nem dando OK em toda tela que aparece no computador (sem ler a mensagem) e desconfiar de qualquer anúncio que prometa algo extraordinário de graça ou quase. Nada é de graça, e como é o título do livro da autora Lígia Gaspareto – Tudo tem seu preço.

Existem também sites que oferecem um scan on-line, como o PCFlank, Housecall e o TrojanScan.

Categorias:Uncategorized
  1. Marcelo Vieira
    21 de julho de 2005 às 23:13

    Ola! amigo eu vi você recomendar o spybot para remoçao de spywares,realmente é muito bom, mas eu usei varios e tenho como o melhor o COUNTER SPY , um software americano que ja foi eleito por varias revistas americanas como o melhor contra o referido spyware, se não conhece tente esperimentar e recomendar, acho que não tem melhor. Gostei da sua pagina com muitas dicas, falow.Obrigado……….

  2. Lex
    4 de dezembro de 2005 às 13:12

    Olá, Fernado!Muito bom seu artigo! Aqui, depois de varios testes, uso o ZoneAlarm Pro e o Avast! Pro. Foi o melhor custo benefício que encontrei. Pra quem não tem muito conhecimento técnico (ou nenhum mesmo!) essa dupla já vem pré configurada para a melhor proteção! Os dois são realmente muito bons! Eu recomendo!Valeu!

  3. Jose
    31 de julho de 2007 às 00:00

    Oi Fernando, leio os seus conselhos com muita aternção, e sempre  me dei bem. Passo sempre para os meus amigos.
    Depois e ler tanto sobre segurança, aprendi que a prevenção é o melhor remédio,  e qualquer conselho dos mais
    experiente, é válido.
    Como dica para outros amigos usuários,  eu recomendo baixar o programa PROCESS EXPLORER, que substitui o  Process do wndows original, e ele consegue ver tudo o que roda no PC, com todos os detalhes.
    Um dia destes,  baseado neste programa  maravilhoso, descobri o processo Windows Update rodando no meu PC, quando na verdade ele estava desabilitado. Era um  Trojan Banker´perigoso me espionando. Mas só foi por algumas horas.
    Desabilitei ae apaguei o bicho com os recursos do AVS, e  limpando arquivos temporários,  além de desabilitar o Restore,
    (restauração do sistema).
    Obigado por voce estar aí nos ajudando.
     

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: