Início > Uncategorized > Habilitando o UltraDMA/66

Habilitando o UltraDMA/66

O UltraDMA permite que a transferência de dados do seu hard-disk seja muito mais eficaz do que o modo PIO tradicional e com isso o Windows 2000 funcionará muito mais rápido. Para que o seu micro funcione em UltraDMA, a BIOS e o HD devem suportar UDMA, além de ser obrigatória a utilização de um cabo de 80 vias conectando o HD à placa-mãe. Esta dica vale principalmente para computadores já considerados ‘antigos’. Para verificar se o seu Win2000 já está usando o UltraDMA/66, faça o seguinte: 

  1. Vá em Control Panel (Painel de Controle) > System (Sistema) > Hardware > Device Manager (Gerenciador de Dispositivos) > IDE ATA/ATAPI controllers (Controladores IDE/ATAPI) > duplo-clique em Primary IDE Channel (Canal IDE primário) > Advanced Settings (Configurações Avançadas).  
  2. Dê uma olhada nos campos Current Transfer Mode (Modo de transferência atual) dentro de cada janela Device 0 (Dispositivo 0) e Device 1 (Dispositivo 1): se estiver em modo PIO (e não UltraDMA) você deve habilitar o UltraDMA.
  3. Para habilitar o UltraDMA, escolha a opção DMA if available (DMA se disponível) em Transfer Mode (Modo de transferência) caso ela esteja em PIO e clique em OK
  4. Execute o programa REGEDT32.EXE (em alguns é REGEDIT.EXE).
  5. Vá para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE System CurrentControlSet Control Class {4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}
  6. Clique no menu Edit (Editar) > Add Value (Adicionar Valor) e preencha o campo Value Name (Nome de valor) com EnableUDMA66 e escolha o valor do campo Data Type (Tipo de dado) como REG_DWORD. Clique em OK e preencha o campo Data (Dados) com 1
  7. Clique em OK e saia do programa.

Com isso  no próximo boot o Win2000 utilizará o UltraDMA/66, se este for suportado pelo micro. Caso não seja, o Win2000 utilizará automaticamente o modo antigo, não mostrando erro algum de configuração …  

É importante salientar que a grande maioria dos computadores antigos K6-II utilizam placas-mãe com o chipset SiS 5513 que não tem driver IDE UltraDMA para Windows 2000. Nestes casos, o Windows 2000 ficará bastante lento se comparado com o Windows 98/Me …

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: