Início > Uncategorized > Estudo de caso – Roubaram minha senha do MSN e acho que foi na lan-house

Estudo de caso – Roubaram minha senha do MSN e acho que foi na lan-house

Descrição do caso
A pessoa que me enviou a dúvida, alegou que só usa o MSN Messenger nas lan-houses, porque o seu computador em casa é muito desatualizado, e ela quer os recursos do 7.5 (conversa de voz e video conferência). E um dia desses descobriu que haviam ‘roubado’ sua identidade, acessando o seu e-mail e enviando mensagens difamatórias para todos da sua lista de contato.
 
Objetivo
Não deixar informações do MSN Messenger ou do Hotmail nas lan-houses, através de práticas simples de segurança
 
Considerações iniciais
Certifique-se de que a lanhouse que você frequenta é idônea. Existem pessoas que são donas de lanhouses que instalam keyloggers nos micros, e tudo o que for digitado pelos usuários ficará gravado em arquivos de texto. Se a pessoa acessar sites de bancos, então eles poderão ter acesso a sua conta bancária.
Não use lanhouse para fins profissionais. Lan house é lugar de diversão, portanto acesse e-mails ‘bobos’, nunca os pessoais (somente em casa) e profissionais (somente na empresa). A vantagem de não ter Orkut bloqueado e MSN bloqueado na lanhouse não significa que você vai se esquecer das regras de segurança básicas. Veja o painel de tarefas do micro, como está o status da Central de Segurança do Windows, se tem anti vírus, se tem firewall, etc. Isto é importante para sua segurança. E aí sim, veja o ícone do MSN e use…
 
Apagando os arquivos temporários do Internet Explorer e do Firefox
Faça uma faxina no micro que você usou.
Acesse Ferramentas, Opções de Internet, e exclua os arquivos temporários do IE (deletando completamente), os cookies e histórico de páginas visitadas. Um dos passatempos mais interessantes para quem usa lanhouse e está completamente ocioso, é ver o histórico de páginas visitadas pelas pessoas que estiveram naquele computador antes de você. Você descobre cada coisa…🙂 E se a pessoa deixou marcado itens como ‘salvar senha’ ou ‘lembrar-me’, pronto, você está assumindo a identidade virtual do esquecidinho. Mas não se esqueça que isto pode ser caracterizado como crime, falsidade ideológica. Use bom senso.
 
Não salve as conversas do MSN no computador da lanhouse
A primeira tela de conversa que aparecer para você, feche. Não se preocupe, a pessoa vai ‘insistir’ e vocês irão teclar. É que ao fechar a primeira tela, um aviso é exibido, se deseja ou não deseja salvar as conversas digitadas. Responda que não. Assim, a menos que exista um keylogger instalado no seu micro da lanhouse, ninguém precisa saber o que andou conversando.
 
Não habilite o salvamento de senhas para sites, tanto de e-mails como de comunidades
Normalmente, a tela de login tem, logo abaixo do espaço para digitação da senha, algo como ‘Lembrar-me’, ‘Salvar senha’, ou ‘login automático’. Não marque, e se estiver marcado, desmarque antes de continuar. Nos sites da MSN Spaces, Hotmail e outros, marque para ‘não lembrar do endereço de e-mail e senha’. Assim o próximo que usar o micro não poderia te enviar um e-mail ‘ameaçador’ para o seu endereço esquecido na lan house, dizendo algo como ‘eu sei o que você fez na lan house no verão passado…’ (até parece título de filme trash, mas é que o engraçadinho andou vendo o histórico de páginas visitadas por você antes dele usar o computador).
 
Não habilite o ‘Lembrar endereço’, ‘Lembrar senha’ e ‘Entrar automaticamente’ do MSN Messenger
As razões já foram explicadas acima.
 
Terminou de usar o MSN… Não está esquecendo de nada não???
Além de SAIR e FECHAR o MSN Messenger, volte nele, e veja que o seu endereço está lá na lista. "Mas eu não marquei para salvar, como é que ele ficou lá???" Isto é uma característica do Internet Explorer, que faz parte do Windows, e extende esta ‘facilidade’ do preenchimento de formulários para outros aplicativos da Microsoft. Então, ao aparecer o seu endereço de e-mail, clique em ‘Esquecer meu endereço’. E pronto.
 
Observações Finais
Segurança e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Eu estenderia a lista para carinhos, beijinhos, abraços, tapinhas nas costas, chamegos, etc…
 
Resultado obtido
Exceto o caso da lan house possuir um keylogger registrando a sua digitação, é como se você nunca tivesse estado ali. [Calma, anonimato total e completo não existe na Internet]. Tá bom, é como se você não deixasse o seu e-mail e dados pessoais explícitos comprovando a sua presença naquele computador.
Categorias:Uncategorized
  1. fabio willy
    2 de junho de 2006 às 20:02

    existem centenas de keyloggers gratuitos net qq um que vai numa lan hose pode instalar e voltar la depois pra colher os frutos … a seg da lan deveria ser via proxi e usuarios/convidados nao permitindo instalar softwares .exe. Não confio em lan houses, a maioria nao tem segurança nenhuma … eo carinha que "cuida" sempre nao ta nem ai …

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: