Início > Uncategorized > Windows demora uns 5 minutos ou mais para iniciar

Windows demora uns 5 minutos ou mais para iniciar

Quando o Windows XP ou 2000, em uma rede, demora muito tempo para iniciar, fica mostrando a tela de ‘Carregando as configurações pessoais’, ou ‘Aplicando as diretivas de segurança’, podem ser diversos fatores, desde problemas na memória do micro até erro na configuração do servidor.
 
Problemas na memória do computador – incompatibilidade
Quando o computador opera com dois pentes de memória, de capacidades ou velocidades diferentes, o Windows fica mais lerdo do que com a operação de um banco somente. Se tem um pente de 256MB e outro de 512MB, totalizando 768MB, estes não serão mais rápidos do que o 512MB isoladamente. É que eles possuem tamanhos diferentes. Cada célula de memória tem um comprimento de dados diferente, e o resultado é que o Windows vai ficar doidinho na hora de gerenciar a RAM. A sugestão é usar um pente de cada vez, apenas o de maior capacidade.
 
Problemas na memória do computador – defeito
Os circuitos de memória são muito sensíveis a variações de energia e também a descargas de energia elétrica estática. Portanto, algum dos circuitos podem estar em curto ou danificados. Se o seu Windows trava sem motivo aparente, reinicia sem ‘explicação’ e nem sequer consegue registrar o motivo do erro, pode ser o pente de memória com defeito físico. Para ter certeza, vá em Propriedades do Meu Computador, e em Avaçado, Opções de Inicialização, desmarque o item que reinicia automaticamente em caso de falha.
 
Muitos programas sendo carregados na inicialização
Execute o MSCONFIG e retire programas desnecessários da inicialização. No 2000, use o MSCONFIG de qualquer outra versão, como o do XP por exemplo (download em http://www.techadvice.cc/files/y44b1/win-xp/msconfig.exe ). Nunca é demais lembrar que anti vírus, firewall e anti spywares, não devem ser desativados por motivo de segurança.
 
Demora para carregar o perfil do usuário
Pode ser defeito no disco rígido. Convém verificar se ele possui erros lógicos, através do SCANDISK (Iniciar/Executar/Scandisk).
Mas se o disco é novo, pode ser erro nas configurações NTFS da pasta Documents and Settings (Documentos e Configurações). A pasta deve ter permissão de escrita para usuários poderem criar o seu perfil, mas se estiverem erradas, o Windows fica nesta tentativa insólita contra ele mesmo.
 
Erro no login, carregando configurações resetadas (onde foram parar os arquivos???)
Se o computador demora para efetuar o login, e quando ele faz, aparece a área de trabalho vazia, como se fosse a primeira vez que estivesse usando o micro, é porque houve um erro no Windows como ‘O Windows não pode carregar o seu perfil porque ele pode estar corrompido", e os passos descritos no documento http://support.microsoft.com/kb/811151/ podem recuperar as informações para um novo login. Para ter certeza que isto aconteceu, veja na pasta Documents and Settings se existe a pasta USER e USER.WINNT ou USER.WINXP. Se sim, então a nova pasta é a USER.WINNT ou USER.WINXP.
Isto poderá acontecer também quando proceder com a reinstalação do Windows no seu micro.
 
Erro de DNS nas estações (não encontram servidor)
Quando existe problemas no servidor DNS, então as estações podem demorar para encontrar ele, e ocasionar a demora na inicialização. Se a rede tem DHCP, habilite nas estações para obter o número IP automaticamente e para procurar o servidor DNS. O ideal é ter um servidor DNS dentro da rede, com métrica 1, assim o acesso fica mais rápido. E este servidor aponte para outro externo com métrica 1 também. Nas estações, atribuir um número de IP externo para o DNS da rede, é pedir para demorar mesmo (pensa bem, até estabilizar a conexão, até encontrar o servidor externo, o tráfego na rede, o pessoal carregando o perfil de manhãzinha… )
 
Demora na inicialização por causa de scanners ou outros dispositivos USB
Pois é, tem mais esta… Se você tem um HP Scanjet 3400C ou 5470C, ou modem DSL RCA DCM 215, ou outro modem qualquer do tipo USB, experimente desconectar e reiniciar o Windows. No caso dos modens, experimente desconectar os outros dispositivos USB, mantendo apenas o modem em questão conectado.
 
Demora na inicialização por causa de serviço de componente do XP travado
O serviço WIA (Windows Image Acquisition) pode travar na inicialização e causar a demora no logon. Desative o serviço em Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços de Componentes, Serviços, Serviços (Local), Windows Image Acquisition, Parar.
 
Demora entre o momento do logon e a disponibilidade da área de trabalho em um micro do domínio (com GPO aplicada pelo servidor)
Esta lentidão pode estar sendo provocada pelas definições das políticas de segurança do grupo a que pertence o usuário no domínio. Se ela está definida como síncrona, enquanto não for finalizada, a área de trabalho não será liberada. Uma solução será a definição como assíncrona, em Iniciar/Executar/MMC/Modelos Administrativos/ Sistema / Início de Sessão / Aguardar sempre detecção de rede na inicialização do computador. No 2000 podemos colocar como Síncrono (para boot e inicialização) e Assíncrono (para atualização da política). No XP, os três podem ser assíncronos.
 
O micro pára na tela preta da inicialização, e só depois de vários boots ele entra no Windows
Pode ser defeito de memória. Se forem dois pentes, teste um de cada vez, mas e se for apenas 1??? Então teste partes do pente. Entre em Modo de Segurança (tecla F8, Modo Seguro, durante a inicialização do computador), vá em Iniciar/ Executar/ MSCONFIG, guia BOOT.INI, Opções Avançadas, e veja o valor que aparece. Esta é a quantidade de memória máxima que o Windows detecta e usa. Então mude o MAXMEM para outro valor menor (metade por exemplo) e vá testando. Quando o Windows funcionar corretamente, então está comprovado que os circuitos do segmento meio-fim do pente de memória estão com defeito.
 
Demora no logon das estações no Windows 2000 Server
A demora pode estar associada a problemas de DNS (adicione um segundo número de DNS – secundário) ou então habilite o WINS, porque tem serviço que precisa do protocolo para poder ser inicializado.
 
Demora na inicialização por causa de auditoria aplicada pelo servidor
Este é um efeito colateral do uso de auditoria pelo servidor. Se está ativado o item ‘fazer auditoria do acesso a objetos do sistema global’, o servidor pode ficar lento e acabar registrando numerosos eventos de pouca importância, além é claro de diminuir a performance do computador no geral. Não há como filtrar quais eventos serão monitorados ou não, e o log criado será extremamente grande. Poucas empresas se beneficiariam de um log tão detalhado, portanto a desativação pode ser uma boa opção para performance da rede.
 
Diretivas com base na participação em grupos de segurança
Os usuários que não tiverem uma entrada de controle de acesso (ACE) que determine que um objeto de Diretiva de Grupo específico seja aplicado a eles poderão evitar a demora no logon, pois o objeto de Diretiva de Grupo desses usuários não será processado. Para ver as ACEs clique na guia Segurança da caixa de diálogo Propriedades de um objeto de Diretiva de Grupo. Para saber mais sobre a filtragem, veja http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/windowsserver2003/pt-br/library/ServerHelp/c8d44e87-5bf4-41e5-aff3-9ca261267181.mspx
 
Incompatibilidade de drivers (hardware x Windows)
Existem alguns drivers do Windows que se comportam de forma errada, causando lentidão ou travamento em geral. A falha mais conhecida é com relação aos drivers das aceleradoras NVidia. Convém instalar o driver do site do fabricante ao invés do fornecido pelo Windows.
 
Demora no DHCP fornecido pelo provedor de internet de banda larga
Algumas vezes, usar o cable modem diretamente ligado pode ser uma desvantagem. O modelo de atribuição de endereços IP pelos provedores de banda larga via DHCP informa um número para o seu modem no momento em que é inicializado. Mas como fornecer o número se ele já está ligado? Então a dica é: desligue tudo. Ligue primeiro o computador, e depois que estiver dentro do Windows peça para entrar no IE. Quando acusar erro ligue o modem. Aguarde o sincronismo (109A, 106, 104 e 103) – cerca de 15 segundos. E pronto.
 
Problema no jumper da gravadora de CD/DVD, que está como Slave, coloque como Master
A controladora IDE busca ativar os dispositivos master antes dos dispositivos slave. E se estiver como Cable Select, melhor ainda. Se a sua gravadora de CD/DVD está como slave, mude para master (no canal IDE1, e o HD como master no canal IDE0) ou cable select. A inicialização será mais rápida.
 
Gerenciamento de energia da placa mãe
Desative via SETUP o módulo de gerenciamento de energia da placa mãe, pois ele pode estar desligando componentes do computador antes de efetivamente estarem em operação plena. Este recurso pode ser notado quando ativado para desligar o HD após 1 minuto de inatividade. Então o computador quando vai buscar as configurações de rede demora um pouco mais de um minuto e o HD é desligado. E o Windows precisa acordar o disco novamente. Isto causa o arranque, como se a CPU fosse decolar… Portanto desative e veja se melhora o boot.
 
Unidades NTFS com Norton Antivírus são mais lentas que FAT32 sem Norton Antivírus?
Verdade. As unidades NTFS possuem mais recursos nativos, como segurança, compactação de dados, criptografia. Já as unidades FAT32 não possuem estes recursos. E o Norton Antivírus é relativamente pesado se comparado com outros programas antivírus similares. Não recomendo voltar para FAT32 e nem desativar o NAV. Detrimento da segurança em nome da velocidade é como um tiro no próprio pé.
 
Disco rígido em modo UDMA no setup e não no Windows (ou vice-versa)
Ative no SETUP do computador (tecla DEL quando ligar o micro) a opção de UDMA do disco rígido (se ele suportar, é claro), e no Windows também (em Propriedades do Meu Computador, Hardware, Gerenciador de Dispositivos).
 
Erros no Registro do Windows… Esta é clássica
Existem chaves inválidas para pastas e arquivos que foram removidos indevidamente, que ainda permanecem no registro do Windows. É claro que num universo de mais de 50 mil chaves, algumas dezenas não afetem tanto o desempenho assim. Mas se elas estão apontando para conexões de rede que não existem mais, compartilhamentos desativados, unidades de disco que foram removidas ou unidas pelo Partition Magic, etc… Um limpador de registro como o MV RegClean – http://baixaki.ig.com.br/site/detail6396.htm – pode ajudar.
Categorias:Uncategorized
  1. darlei
    21 de julho de 2006 às 19:13

    Vlw pelas dicas… foram de muita ajuda !!!! =)

  2. vvesley
    6 de abril de 2011 às 14:35

    Valew pelas dicas, me ajudou muito !

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: