Início > Uncategorized > Estudo de caso – Mensagem de erro: “O computador já pode ser desligado com segurança” ao tentar desligar o computador

Estudo de caso – Mensagem de erro: “O computador já pode ser desligado com segurança” ao tentar desligar o computador

Descrição do caso
Em um computador com Windows XP ou 2000, que possui fonte ATX, ele não desliga automaticamente, mas mostra a mensagem "O computador pode ser desligado com segurança".
 
Objetivo
Fazer o computador desliga diretamente, sem precisar acionar o botão on/off.
 
Considerações iniciais
Este problema está relacionado principalmente com a interface de energia e configuração avançada (ACPI)
 
Etapas de resolução
 
Sugestão 1: ativar o gerenciamento de energia – APM
Vá em Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Opções de Energia. Na guia APM, marque para ‘ativar o suporte ao gerenciamento de energia’ e clique OK.
 
Sugestão 2: verificar se a BIOS está configurada corretamente
No momento em que ligar o computador pressione DEL (ou uma tecla correspondente no seu micro) para acessar a BIOS (também conhecida como SETUP). Nas configurações de ‘Power Management’, certifique-se que está habilitado (Enable) o item do gerenciador de energia. Salve a configuração e saia do SETUP.
 
Sugestão 3: verifique se o computador possui o módulo correto
Em Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Sistema, Hardware, Gerenciador de Dispositivos, Computador, se existir o item ‘PC padrão’. Clique em Driver e em Atualizar Driver.
 
Sugestão 4: incompatibilidade de drivers
Se possui mouse Logitech ou softwares da Adaptec/Roxio, pode ser incompatibilidade de drivers, onde o arquivo do Windows Update está com problema. Desinstale e instale usando o software do site do fabricante.
 
Sugestão 5: incompatibilidade de softwares
Se possui o Zone Alarm ou o McAfee Anti Vírus, eles podem causar incompatibilidade com o Windows ao substituir os arquivos do sistema por suas versões ‘desatualizadas’. Experimente remover o software e verifique se o problema persiste. Se não, então é este o problema.
 
Sugestão 6: o driver de vídeo não está instalado
Se não instalou o driver de vídeo e continua usando o VGA padrão, a mensagem de erro no momento de desligar poderá aparecer. Portanto, instale os drivers do fabricante de sua placa de vídeo, em especial das aceleradoras.
 
Sugestão 7: estou conectado pelo Terminal Service. Funciona?
Se você está usando o Terminal Service para se conectar com um computador remoto, e durante a sessão pede para desligar o computador sem fechar a sessão, ele exibirá a mensagem de encerramento porque o TS não possui as opções de gerenciamento de energia. Na próxima vez que você desligar o computador sem estar conectado ao TS o erro não ocorrerá.
 
Sugestão 8: seu computador é multiprocessado
Se o micro possui mais de um processador, então ele não poderá ativar os modos de energia e nem entrar em espera, pois um processador não deixará o outro ser desligado, ficando em loop contínuo.
 
Sugestão 9: a guia Hibernação não está disponível no Painel de Controle, Opções de Energia
Significa que o micro é incompatível com o suporte avançado de energia ou que ele está com problemas na estruturação das camadas de comunicação do sistema operacional com o hardware (HAL) e precisa ser corrigido.
 
Sugestão 10: tenho o Adobe Type Manager e ele não entra em modo de espera e acusa erro
O arquivo Atmhelpr.sys permanece on todo o tempo que o computador está ligado. Ele fica monitorando o uso das fontes TT e PS do Adobe, em especial o Pagemaker. Se não está usando o aplicativo, desative-o antes de desligar o micro, com Ctrl+Shift+Esc, clique no processo Atmhelpr.sys e a seguir em Finalizar.
 
Sugestão 11: comando SHUTDOWN remoto
O comando SHUTDOWN quando é executado remotamente, não desliga o micro por completo. Ele sempre mostra a tela de mensagem ao final do processo.
 
Observações Finais
O gerenciamento de energia é uma das funções mais importantes do Windows em sistemas portáteis. Para micros desktop a simples correção ou habilitação do mecanismo é suficente.
 
Resultado obtido
O computador será finalizado e não será mostrada tela de mensagem, desligando automaticamente a fonte ATX.
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: