Início > Uncategorized > Web 2.0 – a nova plataforma da Internet

Web 2.0 – a nova plataforma da Internet

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a ‘nova internet’, a tal Web 2.0, ou não?
Se você tem MSN Spaces, Orkut, MySpace, Fotolog, Flogão, Blog e afins, ou sequer usou o buscador do Google, você está aumentando o tamanho da Web 2.0 sem saber.
A idéia do Web 2.0 é a integração de serviços e a participação ativa dos internautas.
No começo da Internet, bastava clicar, sair para tomar um café, e depois de muitos minutos de conexão discada num modem de 14.4kbps, aparecia uma página estática… Com o advento da bolha 1.0 (final do milênio), a Internet se concentrou em fornecer conteúdo e informação. Foi a explosão dos portais, como o UOL e o Terra, além das estrangeiras AOL, Yahoo, Altavista, e muitos outros que não existem mais. E a nova onda, a bolha 2.0 (ou Web 2.0) deve ter começado com o Google, GMail, Orkut, blogs…
No começo de 2006, blog corporativo ainda era uma novidade. Hoje, os blogs empresariais são tão comuns como as comunidades ‘Eu odeio…’ no Orkut. E nem se passaram 6 meses…
 
Eu tenho Orkut (3 comunidades), tenho vários blogs (informática, religião, educação), muitos e-mails (uns 10 endereços gratuitos diferentes), participo de muitos fóruns de informática (uns 7 em diferentes segmentos)… E tudo isto nada mais é que a integração da Web 1.0 com a nova Web 2.0. Mas sabe qual é a vantagem da Web 2.0? A integração. E com a integração, os dados tem valor. São informações importantes que mudam a cada milissegundo. São coisas que a Microsoft está odiando, pois ficamos livres para usar qualquer editor de textos via web desenvolvido em Ajax (como os citados em http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2006/06/01/idgnoticia.2006-06-01.0884460707/IDGNoticia_view , sem precisar pagar R$800 pelo Office). O seu perfil no Orkut são dados, e valem muito na mão de empresas de análise de mercado. Ou você acha que o Orkut gratuito é uma caridade da bilionária Google? Ela pode qualificar, quantificar e transformar bobagens que você escreveu anonimamente em alguma comunidade ‘Eu odeio’ em dinheiro, vendendo relatórios para as empresas odiadas, que mudarão seu marketing, irão fazer propagandas direcionadas, e acabarão convencendo você de que está errado.
Oras, se as pessoas se impressionam com clips de música (com cerca de 4 minutos) e adotam o vestuário, trejeitos e compram produtos da banda, em um claro exemplo de lavagem cerebral, o que dizer então daquelas que ficam 8 ou mais horas na frente do computador???
A bolha 2.0 não deve estourar, pois ao contrário da 1.0 que se baseava na receita de suas ações vendidas na Nasdaq, esta usa patrocinadores interessados em dados de internautas para se manter.
 
E por estes motivos, especialmente pela integração, tenho também o MySpace (http://www.myspace.com/mediugorie) que integra e-mail (como o GMail), blog (como o MSN Spaces), comunidades (como o Orkut), amigos (idem), filmes (como o YouTube), Forum (como o BabooForum), Grupos (como o YahooGrupos), Música (como o Kazaa), Classificados (como o Buscapé), Álbum de fotos (como o Fotopages)…
Web 2.0 – te encontro por lá.
 
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: