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Estudo de caso – Solicita senha ao acessar pasta compartilhada

Descrição do caso
Um computador na rede acessa uma pasta compartilhada em outro micro, e aparece uma tela solicitando uma senha. Como retirar esta solicitação de senha?
 
Objetivo
Acessar a pasta compartilhada diretamente, sem solicitar a digitação de uma senha.
 
Considerações iniciais
Consideramos que o computador está com partição em NTFS e está em uma rede (com ou sem domínio) com o outro onde está a pasta compartilhada
 
Resolução

Método 1 – Verifique as permissões locais NTFS da pasta compartilhada

  • Acesse o computador que contém a pasta compartilhada como administrador
  • Localize a pasta, e clique nela com o botão direito, solicite Propriedades
  • Clique na guia Segurança, e verifique os nomes existentes.
  • Se não existe o nome do usuário que deve acessar remotamente, adicione ele. Não recomendo adicionar o EveryOne (Todos). Apesar de ser mais simples, possibilitaria acesso de pessoas não autorizadas remotamente.

Método 2 – Verifique as permissões do compartilhamento

  • Acesse o computador que contém a pasta compartilhada como administrador
  • Localize a pasta, e clique nela com o botão direito, solicite Propriedades
  • Clique na guia Compartilhamento, e a seguir no botão Permissões
  • Verifique se o nome do usuário que deve acessar está na lista de permissões.
  • Se não existe o nome do usuário que deve acessar remotamente, adicione ele. Não recomendo adicionar o EveryOne (Todos). Apesar de ser mais simples, possibilitaria acesso de pessoas não autorizadas remotamente.

Método 3 – Use a mesma senha de administrador local em ambas as máquinas

  • Altere a senha de administrador local de ambas as máquinas para a mesma.
  • Para alterar a senha, acesse o micro como administrador local, tecle Ctrl+Alt+Del e escolha Alterar senha
  • Ou acesse o micro como administrador do domínio, Painel de Controle, Usuários, Administrador, Alterar senha

Método 4 – Verifique se o micro pode ser acessado remotamente

  • Acesse o computador como administrador
  • Execute o GPEDIT.MSC
  • Localize a chave ‘Permitir acesso remoto a este computador’ na parte de diretivas locais de segurança
  • Verifique se o usuário está na lista de permissões.
  • Se não existe o nome do usuário que deve acessar remotamente, adicione ele. Não recomendo adicionar o EveryOne (Todos). Apesar de ser mais simples, possibilitaria acesso de pessoas não autorizadas remotamente.

Observações Finais
Atenção no cadastramento dos usuários para evitar liberar acesso para quem não deveria acessar.
 
Resultado obtido

A pasta compartilhada é acessada remotamente sem a solicitação de senha.
Categorias:Uncategorized
  1. Júnior Gomes da Silva
    22 de outubro de 2010 às 08:50

    Resolvi a questão aqui no meu local de trabalho adicionando os usuarios que terão acesso a pasta comparilhada.Dica nota 10!

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