Início > Uncategorized > Estudo de caso – Desligar computadores remotamente

Estudo de caso – Desligar computadores remotamente

Descrição do caso
Em uma empresa com 250 computadores instalados em um
domínio Microsoft, os usuários deixam os computadores ligados durante toda a noite para não perderem tempo ao chegar na manhã seguinte para trabalhar.
Os problemas causados com este hábito são: desperdício de energia elétrica (questões ecológicas e financeiras), quando acontece queda de energia arquivos abertos são danificados e até componentes físicos do computador.
Como desligar os computadores remotamente (avisando aos usuários que estiverem fazendo hora extra, que o computador será desligado em N segundos)
?
A pedido do Rodrigo R. Silva
Objetivo
Desligar os computadores em um horário pré-determinado remotamente.
 
Considerações iniciais
Devido a grande quantidade de micros instalados no parque computacional da empresa, preferencialmente via script, arquivo BAT, etc.
 
Resolução

Método 1 – Usando o aplicativo SWITCH OFF

  • O aplicativo Switch Off permite o desligamento remoto do computador via TCP/IP ou localmente
  • Dentre as opções locais, podemos efetuar logoff, desligar o micro, reiniciar ou colocar para hibernar
  • Qualquer função dele pode ser programada para ser executada uma única vez em um horário pré-determinado, ou em contagem regressiva, ou recursivamente (todos os dias, por exemplo).
  • Proceder a instalação do aplicativo em cada um dos computadores
  • Inserir a linha de comando a seguir
    swoff.exe /wait:45 /force /shutdown /hide /cfg:HORARIOS.CFG
    no Active Directory na chave User Configuration, Windows Settings, Scripts [Logon/Logoff], Logon da política de grupo dos usuários
  • Download disponível em http://www.download.com/Switch-Off/3000-2344_4-10154101.html?tag=pdp_prod 
  • Obs.: Não atende as considerações iniciais.

Método 2 – Usando o comando SHUTDOWN

  • O comando SHUTDOWN não está presente nas instalações do Windows, mas pode ser copiado de diversos links na Internet, como por exemplo http://www.dynawell.com/reskit/microsoft/win2000/shutdown.zip 
  • Após copiar o arquivo em uma pasta qualquer do servidor, podemos usar suas opções de linha de comando para efetuar o desligamento remoto dos computadores da rede.
  • Exemplo de linha de comando: veja documento técnico http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt;317371
  • Podemos criar um arquivo BAT no servidor e agendar o horário para que ele seja executado (20hs por exemplo). Assim, o servidor dispara o comando, que chega às estações e desliga/hiberna o micro no tempo estipulado.
  • Uma sugestão é associar o comando PING (para verificar se a estação está ligada) e se estiver, executar o SHUTDOWN. Esta combinação pode ser feita dentro do próprio arquivo BAT, com uso da cláusula IF e ERRORLEVEL
  • E o computador precisa permitir que: o usuário logado desligue a estação e permita acesso remoto. Vamos por partes… No GPEDIT.MSC existem duas configurações que precisam estar liberadas para que o comando SHUTDOWN funcione. Uma é que o usuário logado tenha permissão para desligar a estação. E a outra diretiva é que o computador permita acesso remoto, pelo menos para o administrador da rede, ou para o usuário logado no servidor que disparou o comando. Se uma das duas estiver incorreta, o comando não funcionará.
  • Obs.: Não é válido para todas as versões do Windows, e alguns computadores podem emitir o aviso ‘O computador já pode ser desligado com segurança’ inclusive no Windows 2000 e XP nas estações. Neste caso veja documento técnico http://support.microsoft.com/kb/810903/pt-br

Método 3 – Mudança do hábito dos usuários

  • Ao invés de desligar o computador, orientar os usuários para colocar ele em modo de hibernação.
  • Habilite o modo de hibernação no computador. Quando o computador hiberna, armazena no disco rígido o que está na memória e, em seguida, é desligado. Quando o computador sai da hibernação, retorna ao estado anterior.
  • Para habilitar, clique na área de trabalho com o botão direito, escolha Propriedades, Proteção de Tela, Energia, Hibernar e marque o ‘Ativar hibernação’.
  • É necessário que haja espaço em disco rígido para que o Windows possa copiar toda a configuração atual do computador. Em média, 300MB são necessários do espaço livre disponível.
  • Ao colocar em modo de hibernação e depois reativando o computador, podemos economizar tempo na inicialização, porque serão necessários alguns segundos para total disponibilização do micro.
  • O modo de hibernação desliga o computador, portanto preserva-o de uma queda de energia ou ocorrência de hardware danificado, além de economizar energia, é claro.
  • A economia de energia é da ordem de 66%.
  • Obs.: se o modo de hibernação não estiver disponível, habilite-o na BIOS do computador. Todos os modelos atuais possuem esta função.
  • Obs.: Não atende as considerações iniciais.

Observações Finais
Infelizmente, as opções mais eficientes exigem que o administrador da rede percorra todos os computadores, instalando o aplicativo SWITCH OFF ou a função hibernação. Já o comando SHUTDOWN pode operar corretamente se todas as máquinas estiverem aptas para atender a solicitação remota. Se eles não estiverem aptos para executar o desligamento remoto, o administrador da rede precisará percorrer os micros individualmente, senão os computadores permanecerão ligados, Windows desligado, mas consumindo energia normalmente.
 
Resultado obtido
Economia de energia, preservação do equipamento e/ou diminuição do tempo de inicialização do computador.

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: