Início > Uncategorized > Estudo de caso – protegendo a rede

Estudo de caso – protegendo a rede

 
Bom dia,
    Meu nome é Philipp, estou trabalhando como administrador de rede e tenho umas duvidas e espero que vc possa me ajudar com elas. Um dia cheguei no laboratorio que tomo conta e tinha uns alunos acessando os computadores com senhas de outros funcionários e outros com cds do linux que rodam direto do cd sem precisar instalar o sistema no computador. Queria saber como eu posso fazer para colocar uma senha logo quando o computador iniciar o boot, tipo que o computador só faça o boot e entre no windows se uma senha for digitada  e como colocar uma senha em cada pasta da rede, tipo uma senha individual para o usuario acessa-lá, primeiramente ele terá que ter essa senha, não importando que seja administrador ou um usuario qualquer. Essa senha não pode dar prioridade para ninguem, todos que tentem entrar na pasta terão que saber a senha.
Muito Obrigado pela atenção, espero que possa me ajudar. 
 
Colocar senha nos computadores, antes de carregar qualquer sistema operacional
Deve-se colocar uma senha de setup.
  • Ao iniciar o micro, durante a contagem de memória, tecle DEL (ou outra combinação de teclas característica do seu modelo de computador) para acessar o SETUP (programa de configuração armazenado no chip BIOS, onde estão as definições sobre o hardware instalado).
  • Se você não vê a mensagem ou desconhece completamente a combinação de teclas, desconecte o teclado e ligue o micro. Normalmente, ao acusar erro no teclado, o SETUP pára e solicita a sua intervenção. Assim você poderá conhecer qual é a tecla que deve ser pressionada, pois a mensagem permanecerá em exibição na tela.
  • Ao acessar o SETUP, procure pelo item Password Setup ou algo semelhante. Acesse este item.
  • Defina a senha (normalmente de 6 a 8 caracteres), e digite-a duas vezes.
  • Pronto, a cada inicialização, a senha deverá ser informada, senão nenhum procedimento de POST será realizado, e consequentemente, nenhum sistema operacional será carregado, nem os CDs Linux que dispensam instalação.

Colocar uma senha para acessar o Windows, individualmente
Para colocar uma senha no Windows, temos dois procedimentos diferentes, que podem ser usados quando o micro está em rede ou não está em rede.

  • Computador fora de rede – No Painel de Controle, acessando como administrador, crie cada um dos usuários do computador. Desta forma, cada um terá o seu login e a sua senha, e consequentemente, as suas configurações. A vantagem deste método é garantir alguma identificação do usuário quando usar o computador, entretanto, se o usuário está cadastrado na máquina X, só pode efetuar login nela, somente nela.
  • Computador em rede – a mobilidade é maior. Cadastrando os usuários no servidor (dentro do Active Directory), o usuário poderá efetuar login em qualquer micro do domínio (ou não). No cadastramento básico, o usuário pode acessar qualquer micro da rede. Podemos ainda definir uma unidade de disco para ele, que será um espaço no servidor que será acessado pelo usuário a partir de qualquer computador, oferecendo mobilidade. Podemos restringir o horário de uso do login e também definir em quais computadores ele pode acessar a rede.
  • Computador em rede, com estações em HD, usando perfil móvel – mobilidade total. Definindo um usuário com perfil móvel, ele é obrigado a se conectar na rede, e tem todos os seus arquivos e configurações no servidor. Assim, as estações nem precisam de disco rígido, apenas de uma placa de rede com boot remoto. A mobilidade é total, pois os arquivos acompanham o usuário, e o controle também será completo, pois está tudo na mão do administrador do servidor.

Colocar senha em pastas da rede (compartilhadas) e as locais

Não existem softwares específicos para colocação de senha nas pastas compartilhadas. O que podemos definir são as permissões do compartilhamento, onde quem está listado tem acesso direto e quem não está listado, tem acesso negado. Aparecer um prompt? Somente quando a senha de administrador local das máquinas são diferentes.

Quanto a senha local, para estes sim existem softwares específicos. Existem aplicativos que fazem isto, como o Folderguard (versão lite para apenas uma pasta em http://www.winability.com/ ). Existe também outra opcão tupiniquim, o programa MV Folder Protector 3.04 – português – http://www.velasco.com.br/mvfolder-installer.zip

Acredito que estas orientações gerais possam ajudar um pouco a melhorar a sua estrutura. Outra recomendação é o uso do Norton GoBack 4.0. O que ele faz? Você cria um computador ‘ideal’, com todas as configurações e programas instalados. Então coloca o GoBack em ação. Uma imagem será criada, e a cada vez que o micro for reiniciado, as configurações iniciais são restauradas. Este programa é ideal para escolas e lan houses, onde os usuários podem detonar com o sistema operacional à vontade (seja para aprendizado ou por pura ignorância), e no próximo reboot tudo volta a funcionar como se nada tivesse acontecido.

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: