Início > Uncategorized > Medidas preventivas de segurança – Pontos de acesso esquecidos

Medidas preventivas de segurança – Pontos de acesso esquecidos

.
Pontos de acesso esquecidos
Se não tem um computador conectado, desligue! Ah, mas alguém pode trazer um notebook e querer se conectar… Tudo bem, quando isto acontecer, chame o técnico responsável. Deixar pontos de rede abandonados no prédio, especialmente em salas de reuníão e conferências, é deixar uma janela aberta para invasões (ou até para funcionários descontentes). Alguém pode se sentar na mesa de reunião, conectar o notebook, acessar tudo o que desejar, colocar tudo em um pendrive e sair pela porta da frente. Quando abordado, ainda pode ameaçar a pessoa, dizendo que "está finalizando um projeto importante que será apresentado para o diretor em uma reunião daqui a meia-hora e ela está atrapalhando…"
 
Em um ponto de rede abandonado poderíamos conectar este aparelho – http://www.box2home.com.br/box2home/product.asp?template_id=2&partner_id=2&dept_id=10010&pf_id=LIN_SHOP_WGA11B – para quem não entende de informática (como o pessoal da segurança e limpeza, é um componente da empresa que NÃO deve ser mexido, não é?) passa desapercebido. Ao conectar este aparelhinho na porta RJ45 abandonada da sala de reuniões, transformamos ela em um ponto wireless. Com um notebook com acesso sem fio e uma antera direcionadora, do meio da rua, dentro de um carro, alguém poderá acessar a sua rede como se estivesse dentro da empresa.
Ou então usar este aparelho adaptador – http://www.balaodainformatica.com.br/detalheprod.asp?prod_id=3746&url_comp=lista%3Dcategoria%26cat%5Fid%3D32%26cat%5Fnome%3DSem%2520fio%2520%7C%2520Wireless%26pagina%3D2%26ordenar%3D%26nome%3D%26shopping%3D – para transformar o computador da empresa em um ponto de infra vermelho, para ser acessado com algum Palm, que o invasor poderia usar de dentro do banheiro da empresa, imediatamente após conectar o adaptador USB em um dos micros do escritório.
Salas de reuniões e video conferências devem permanecer trancadas. Os pontos de rede devem permanecer desconectados, e só devem ser ligados quando forem utilizados, e desconectados imediatamente após o uso. Dá trabalho? Oras, qual a empresa onde o administrador da rede não tem trabalho??? Quer mordomia, jogue e ganhe na MegaSena.
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: