Início > Uncategorized > Medidas preventivas de segurança – Pessoal que esteja sendo demitido

Medidas preventivas de segurança – Pessoal que esteja sendo demitido

.
Pessoal que esteja sendo demitido
Após o susto inicial, o demitido pode se tornar um revoltado, e um revoltado, o pior inimigo da empresa. Pendrive, e-mails (acesso a Internet), CDs, DVDs, celulares com câmera, MP3 Players, MP4 Players, enfim, várias formas de armazenamento deveriam ser confiscadas de um funcionário que está prestes a sair da empresa. Aviso prévio é pedir para que a empresa seja alvo de pirataria, espionagem industrial, roubo de informações, sabotagem… Se vai ser demitido, que seja imediatamente. Depois a gente manda pelo Correios os seus arquivos pessoais.
 
O que um funcionário insatisfeito poderia fazer? Apagar arquivos? Logo seria percebido. No Windows Server e Windows 2000 Advanced Server e Windows 2000 Server, o procedimento de auditoria pode ser ativado para registrar ações dos usuários, como logon com sucesso, falha no logon, deleção de arquivos, etc. Então, seria uma simples questão de tempo para analisar o Visualizador de Eventos e verificar que foi o ‘engraçadinho’ que apagou os arquivos, seja propositalmente ou acidentalmente.
Mas se o funcionário está em processo de demissão, como ele poderia ser punido???
Desta forma, no período entre a demissão e a saída efetiva da empresa, ele poderia apagar dados importantes, e ao ser percebido o estrago, já não tem como culpar ele. Sabe a síndrome do bode espiatório? Se tem alguém para culpar pelo problema, não há problema…
E se os arquivos forem copiados? O procedimento de auditoria não verifica a cópia de arquivos. E agora? A cópia poderia ter sido feita em celulares com MP3, pen drives ou outros dispositivos USB. Uma medida preventiva é a desativação das portas USB do computador da empresa. Mas e o mouse e a impressora USB? Sem problemas. O bloqueio das portas USB pode ser realizado somente sobre as unidades de disco removível.
E o acesso aos discos do computador também pode ser restrito através desta técnica.
Gravadores de CD e DVD deveriam ser restritos a alguns micros no CPD, para evitar a cópia não autorizada de dados. 640MB de dados, ou 4.7GB de arquivos, é coisa pra dedéu.
Eu sou a favor do imediato afastamento do funcionário demitido. Depois entregamos os arquivos pessoais dele (se é que devemos entregar algo pessoal, porque a priori, ele usou equipamentos da empresa para atividades pessoais? Um pouco estranho, não é?).
 
Ah, mas ele não faria isto! Faria sim. E se ele foi demitido por causa de mal uso dos equipamentos (acessando Orkut bloqueado, MSN bloqueado, sites pornográficos, ou comprometendo a segurança digital da empresa ao fornecer senha para terceiros, ou arquivos para desconhecidos), certamente ele vai arrumar uma forma de se vingar da empresa, mesmo ele estando errado.
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: