Início > passo a passo > Google Drive – como fazer formulários (parte 7)

Google Drive – como fazer formulários (parte 7)

Nos posts anteriores, foi criado o formuláriohttps://mediugorie.wordpress.com/2014/05/27/google-drive-como-fazer-formularios-parte-1/ , definidas suas configurações iniciais https://mediugorie.wordpress.com/2014/05/28/google-drive-como-fazer-formularios-parte-2/ , conhecemos dois tipos de questões (Texto e Texto do Parágrafo) https://mediugorie.wordpress.com/2014/05/29/google-drive-como-fazer-formularios-parte-3/ , questão de múltipla escolhahttps://mediugorie.wordpress.com/2014/05/30/google-drive-como-fazer-formularios-parte-4 ,questão de Caixa de Seleção e Lista de Valores https://mediugorie.wordpress.com/2014/06/01/google-drive-como-fazer-formularios-parte-6/

Hoje conheceremos a opção Escala. Além de ser uma ‘novidade’ nos construtores de formulários, é uma das mais flexíveis, especialmente se quisermos fazer uma pesquisa de satisfação. E também a opção Grade, que é um avançado do Google Formulários ideal para reunir várias perguntas que seriam feitas individualmente com o tipo Escala

Escala

Podemos escolher entre 0 e 10 como limites da escala de pontuação, identificando estes extremos.

A escala, usada comumente em pesquisas, poderia ter como rótulo: Discordo totalmente e Concordo totalmente. Mas cada pessoa pode escolher e definir os rótulos, e se for o caso, apenas deixar vazio, para que apareça em forma de números literais, como uma pontuação.

google drive questão escala construção

Será apresentada no formulário em forma de uma única linha para seleção. Caso deseje mais itens, com os mesmos critérios e até com a possibilidade de incluir marcadores em cada um dos valores de pontuação, opte pelo modelo GRADE.

google drive questão escala apresentacao

Será organizado em forma de gráfico de Colunas dentro do Resumo de Respostas, com a tabela de dados e percentuais do lado.

google drive questão escala resumo

E na planilha de respostas, o valor que foi selecionado, literalmente.

google drive questão escala respostas

 

Grade

A questão do tipo Grade permite combinar várias perguntas (que seriam as linhas) associadas a várias respostas semelhantes (que seriam as colunas) em um formato interessante para a marcação do visitante, ao resumir um formulário extenso em uma questão rápida.

Mas devemos lembrar que este tipo de questão tem alguns detalhes exclusivos, que podem influenciar a resposta da pesquisa.

google drive questão grade construção

Ao ser apresentada no formulário… 5 linhas por 5 colunas… 25 respostas possíveis, mas somente uma em cada linha poderá ser selecionada. O Google Drive irá separar as linhas em cores diferentes, de forma sutil, para orientar a resposta do visitante naquela questão. O visitante só pode marcar uma resposta (coluna) para cada pergunta (linha).

google drive questão grade exibicao

Para cada linha, um gráfico será construído, enquanto que na planilha de respostas, os títulos das colunas serão adicionados.

google drive questão grade respostas

google drive questão grade resumo

É possível perceber que este modelo de questão, a Grade, é um dos mais indicados para a realização de pesquisas de avaliação ou apenas pesquisas de percepção.

O primeiro problema deste tipo de questão é que o visitante, caso não deseje colaborar com a pesquisa, poderá marcar todas as respostas em uma única coluna. Como algumas pessoas fazem em uma prova, assinalando letra A em todas.

E o segundo problema que pode ser evitado, é com relação às respostas das colunas. Recomenda-se que as melhores respostas estejam nas primeiras colunas. Se colocarmos a primeira resposta como ‘Ruim’, poderá induzir o candidato a imaginar que aquele formulário é ruim.

google drive questão grade sugestao

Esta é apenas uma sugestão de organização.

E amanhã terminaremos a série sobre as questões do Google Formulários, com os tipo Data e Hora.

Depois, veremos as ferramentas de layout para melhorar o visual da página, a organização do questionário, e o mais interessante, que foi citado no início desta série de postagens, a possibilidade de direcionar o visitante para perguntas diferentes, segundo uma resposta dele no formulário.

redirecionar

Até amanhã.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: