Google Drive – como fazer formulários (parte 9)

Nos posts anteriores, foi

criado o formulário https://mediugorie.wordpress.com/2014/05/27/google-drive-como-fazer-formularios-parte-1/ ,

definidas suas configurações iniciais https://mediugorie.wordpress.com/2014/05/28/google-drive-como-fazer-formularios-parte-2/ ,

conhecemos dois tipos de questões (Texto e Texto do Parágrafo) https://mediugorie.wordpress.com/2014/05/29/google-drive-como-fazer-formularios-parte-3/ ,

questão de múltipla escolhahttps://mediugorie.wordpress.com/2014/05/30/google-drive-como-fazer-formularios-parte-4 ,

questão de Caixa de Seleção https://mediugorie.wordpress.com/2014/05/31/google-drive-como-fazer-formularios-parte-5/,

Lista de Valores https://mediugorie.wordpress.com/2014/06/01/google-drive-como-fazer-formularios-parte-6/ ,

os mais interessantes, Escala e Grade https://mediugorie.wordpress.com/2014/06/06/google-drive-como-fazer-formularios-parte-7/

e questões com data/hora (calendário para seleção) https://mediugorie.wordpress.com/2014/06/09/google-drive-como-fazer-formularios-parte-8/

 

Hoje serão os comentários sobre Seção, uma divisão do formulário.

Seção

Elas não interferem na planilha de respostas. São usados apenas para organizar melhor o formulário.

google docs - seção - construção

E se forem utilizados combinados com as Imagens, ficarão com um visual mais profissional.

google docs - seção - exibição

 

Imagem

Assim como a divisão de Seção, não aparecem na planilha de respostas. Assim como a divisão de Seção, aparecem apenas citados no resumo das respostas. As imagens poderão ser inseridas no formulário de forma básica, como um elemento independente da questão. Portanto, pensar em uma questão de vestibular, com texto e imagem no mesmo espaço, ainda não é possível.

google docs - imagem - construção

Na exibição, a imagem será ajustada para a largura disponível no formulário.

google docs - imagem - exibição

 

Vídeo

Assim como o elemento Imagem, apenas será exibido no formulário.


google docs - vídeo - construção

Infelizmente, o Google Drive permite somente vídeos do Youtube (é o Google valorizando a prata da casa).

google docs - vídeo - exibição

 

E no próximo post, vamos usar as Páginas, criando formulários interativos, com perguntas que serão mostradas a partir de uma resposta anterior do usuário. Já vou avisando que serão usados exemplos de Masculino e Feminino, portanto, sem mi mi mi sexista, por favor. #chega_de_coxinhas_na_Internet

Publicado por mediugorie

Administrador de Redes de Computadores e Instrutor de Informática para Concursos Públicos

4 comentários em “Google Drive – como fazer formulários (parte 9)

  1. Oi!
    Tenho algumas dúvidas!
    1-Tem como eu melhorar, formatar, o Resumo das Respostas do meu Formulário?
    2-Como faço para que, dado um município, apareça o mapa referente aos resultados ( pontos, ou qualquer coisa) relativo aos municípios do usuário que respondeu meu formulário ( existe uma pergunta que tem uma lista dos nomes dos municípios pre-definida).
    3-Tem como fazer uma página HTML inserir esse formulário, e quando terminar ir para uma página resposta que não seja esta padrão ( eu teria mais flexibilidade se conseguisse colocar a resposta do google em uma página HTML minha) e aparecesse um mapa já atualizado ( assim eu poderia interagir o docs com o Maps).

    Bem, eu fiz algumas pesquisar e consigo as coisas de maneira separada, queria uni-las, tem alguma luz?

  2. Oi!
    Tenho algumas dúvidas!
    1-Tem como eu melhorar, formatar, o Resumo das Respostas do meu Formulário?
    2-Como faço para que, dado um município, apareça o mapa referente aos resultados ( pontos, ou qualquer coisa) relativo aos municípios do usuário que respondeu meu formulário ( existe uma pergunta que tem uma lista dos nomes dos municípios pre-definida).
    3-Tem como fazer uma página HTML inserir esse formulário, e quando terminar ir para uma página resposta que não seja esta padrão ( eu teria mais flexibilidade se conseguisse colocar a resposta do google em uma página HTML minha) e aparecesse um mapa já atualizado ( assim eu poderia interagir o docs com o Maps).

    Bem, eu fiz algumas pesquisar e consigo as coisas de maneira separada, queria uni-las, tem alguma luz?

    1. Olá Luciana, tudo bem?

      Diretamente não é possível. O formulário tem as opções que o Google oferece, o vídeo só pode ser do Youtube (da Google), o formulário de resumo das respostas tem as cores que o Google escolheu, e até a página de confirmação é no formato que eles definiram.
      Enfim, personalização zero.
      Os formulários do Google Drive são recomendados para quem precisa do básico. Para opções personalizadas, poderia optar por formulários pagos ou desenvolvê-los em HTML no seu próprio site.

Deixe um comentário