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Google Drive – como fazer formulários (parte 2)

Após a criação básica (descrita na parte 1 – https://mediugorie.wordpress.com/2014/05/27/google-drive-como-fazer-formularios-parte-1/ ) o Google Drive criará dois arquivos na sua listagem.

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O primeiro arquivo é o formulário em si, editável, onde estamos trabalhando. O segundo arquivo é uma planilha com as respostas das questões do formulário. Quando alguém preencher o formulário e Enviar, a resposta será armazenada nesta planilha.

 

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Ao acessar o formulário, a primeira área disponível é ‘Configurações de formulário’, com a única opção ‘Mostrar barra de progresso na parte inferior das páginas de formulário’. Se marcarmos esta opção, uma barra de progresso com o valor percentual de preenchimento será apresentado no final do formulário que o usuário estiver visualizando. Se o formulário tem duas páginas e estamos na página 1, será mostrado 50%. Se o formulário tem 4 páginas e estamos na página 3, será mostrado 75%. Quando estivermos na última página, será mostrado 100%.

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A seguir, abaixo do título do formulário, existe um espaço para ‘Descrição do formulário’. Este espaço, opcional, pode conter uma descrição do formulário, explicação sobre os seus objetivos gerais, ou uma rápida apresentação de quem está oferecendo o questionário. Não é possível inserir objetos gráficos, somente texto. E este local não é para explicar como o formulário será preenchido, porque isto será feito nas seções ou diretamente nas questões.

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Na parte inferior do desenvolvimento do formulário, existe a área de configuração da ‘Página de confirmação’.

google drive pagina de confirmação

Através desta área, podemos definir uma mensagem a ser mostrada para o usuário quando ele terminar o preenchimento “Sua resposta foi registrada”.

Caso esteja marcada a opção ‘Mostrar link para enviar outra resposta’, ao término do preenchimento e envio, será mostrado o link para que outra pessoa possa preencher na sequência o mesmo formulário. Pode ser útil quando vários alunos irão utilizar o mesmo computador na escola para preencher o formulário. Assim que o primeiro termina, ele já abre o formulário para o próximo preencher, agilizando a pesquisa.

O item ‘Publicar e mostrar um link para os resultados deste formulário a todos os entrevistados’ pode ser útil quando estamos fazendo uma pesquisa aberta, de sensibilização, onde a cada preenchimento, o último usuário tem acesso a um resumo de todas as respostas previamente cadastradas, como se fossem resultados parciais. Se preferir, depois será possível enviar par todos os resultados finais da pesquisa, através de ‘Respostas, Resumo de Respostas, Publicar análise’.

E o item ‘Permitir que os participantes editem as respostas após o envio’ poderá ser útil quando estiver realizando pesquisas de opinião. Por exemplo, é solicitado ao aluno que ele opine sobre um tema. Depois é apresentado ao aluno um filme, trabalhos, pesquisas, etc sobre o tema. E é aberta a possibilidade de mudança de sua opinião previamente cadastrada no formulário enviado. Para tanto, os usuários devem ter conta Google e fazer o preenchimento logados na conta Google.

Amanhã trabalharemos com as questões. Conhecer cada estilo de questão, como ela é apresentada em forma de gráfico e na tabela de respostas.

 

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